O que eu faço se alguém que eu conheço for preso?

25 AGO

Toda pessoa que um dia foi inocentada em um processo judicial, foi antes abordada pela polícia. Por conta disso, é necessário conhecer as regras e os procedimentos policiais na abordagem de suspeitos, além dos direitos de todo cidadão. A primeira coisa para lembrar na hora da abordagem é que quem vai decidir se houve crime ou não é o juiz.

Então, a melhor forma de auxiliar um conhecido que é preso em flagrante é tentar mantê-lo calmo, lembrar os direitos dele e ajudá-lo a encontrar um advogado o mais rápido possível. Logo após, deve-se procurar um advogado especialista na área criminal.

 

Pode parecer óbvio mas prisões ocorrem das mais variadas formas, em diversos horários. Caso a prisão ocorra de madrugada, por exemplo, não é necessário aguardar amanhecer, ou mesmo acabar o fim de semana para procurar seu advogado. Ele deve ser contatado imediatamente. 

 

Mesmo em casos em que a prisão não é em flagrante, o certo é a pessoa ser conduzida para a delegacia, para assinar um termo circunstanciado e depois, ser liberada. Se ela não for, pode haver crime de desobediência.

 

Se uma pessoa é presa, ela tem direito a se comunicar com um advogado ou com a família. Este é o direito a uma ligação. Depois disso, geralmente o celular é apreendido, muitas vezes porque vai servir de prova em inquérito ou processo.

Institucional

Willian Alves Advocacia iniciou sua jornada em 2014 com o intuito de proporcionar aos seus clientes segurança, credibilidade, transparência e, principalmente, para confrontar todo e qual obstáculo que visa violar direitos e deveres. 

O escritório atua de forma personalizada e adequada para cada situação em que se busca a obtenção da justiça, proporcionando a melhor solução em cada caso.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.