Como quitar e negociar dívidas com os bancos?

02 MAR

As dívidas são motivos da perda de sono de vários brasileiros, e resolver essa questão deve estar sempre entre as prioridades.

Segundo dados divulgados pelo Serasa, um dos principais órgãos de proteção ao crédito, o número de brasileiros endividados e com nome restrito chega na casa dos milhões.

A população fica insegura, afinal, as dívidas não permitem um planejamento financeiro, ainda mais aquelas com altas taxas de juros e que são feitas junto aos bancos tradicionais.

Uma das primeiras opções que podem ser levadas em consideração na hora de quitar dívidas é a negociação do saldo devedor.

Se você possui algum compromisso financeiro com o banco e não tem como honrá-lo nos prazos previstos, é recomendado procurar o gerente e tentar a negociação.

Normalmente essas negociações são facilitadas pelas instituições financeiras, visto que elas são as mais interessadas no pagamento da dívida. Abaixo você confere algumas dicas para esse tipo de negociação:

- Tome a iniciativa;

- Proponha soluções de acordo com sua finalidade financeira;

- Seja realista nos cálculos;

- Evite cair novamente no endividamento;

- Procure feirões de renegociação.

Dívida com banco caduca?

De acordo com a legislação brasileira, mesmo que a dívida não seja paga dentro do prazo de 5 anos, o credor deve retirar o CPF do cliente dos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, o CPF não está mais negativado, porém, a dívida ainda estará ativa que seja quitada. E é isso que significa dívida caduca.

Outro termo que causa muita confusão é a prescrição da dívida, que está prevista no art. 205 do Código Civil Brasileiro e é quando o banco não pode mais fazer cobranças por meio judicial.

Mesmo que o seu nome esteja “limpo”, a dívida continua existindo e acumulando taxas de juros até que seja renegociada e quitada.

Formas de quitar a dívida com o banco:

- Negociar dívidas: depois que você estiver ciente sobre as dívidas que possui, mesmo que já tenha proposta oferecida pelo banco, tente negociar o pagamento da dívida de acordo com a sua realidade financeira.

- Feirão Limpa Nome Serasa: o órgão de proteção ao crédito Serasa oferece feirões que permitem que o devedor quite suas dívidas com um bom abatimento do saldo total.

- Portabilidade bancária com dívida: Apesar de algumas pessoas ainda não terem conhecimento, a norma que dá direito à portabilidade de crédito foi instituída desde 2013. Dessa forma, é possível que você faça a transferência da dívida que está em um banco para outro que ofereça taxa de juros mais baixa e melhores prazos de pagamento.

Institucional

Willian Alves Advocacia iniciou sua jornada em 2014 com o intuito de proporcionar aos seus clientes segurança, credibilidade, transparência e, principalmente, para confrontar todo e qual obstáculo que visa violar direitos e deveres. 

O escritório atua de forma personalizada e adequada para cada situação em que se busca a obtenção da justiça, proporcionando a melhor solução em cada caso.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.