Como funciona o financiamento de veículos?

13 ABR

O financiamento de veículos funciona como um empréstimo. Ele é concedido a uma pessoa, ou empresa, que deseja adquirir um veículo novo, seminovo ou usado e não tem dinheiro suficiente para comprá-lo à vista ou dar uma entrada significativa.

Esse crédito é fornecido por instituições financeiras, públicas e privadas. E é importante dizer que, como em todo tipo de empréstimo, são cobrados juros. A diferença do financiamento para um empréstimo comum é que o valor das parcelas costuma ser menor, e quem tomou o dinheiro emprestado tem mais tempo para pagar.

Antes de financiar um veículo, é preciso ter em mente alguns pontos importantes, como:

- Nome limpo: se você tem interesse em financiar um veículo, o primeiro passo é garantir que seu nome não esteja negativado. Ou seja, não ter o nome nas listas dos órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e o SPC.

- Idade Mínima: o processo de financiamento exige uma avaliação de risco. Isso porque o banco ou instituição financeira precisa ter certeza de que você vai conseguir pagar essa quantia, conforme o combinado. Para fazer essa avaliação, um dos fatores levados em consideração é a idade. A idade mínima é de 20 anos, já que, antes disso, as pessoas dificilmente possuem um histórico de crédito robusto.

- Renda Comprovada: um dos elementos analisados para saber se o interessado em financiar veículos conseguirá pagar o empréstimo é a sua capacidade de fazer os pagamentos. É importante lembrar que a parcela do financiamento, e de qualquer empréstimo, só pode comprometer até 30% da renda mensal do cliente.

- Score: para financiar um veículo, é necessário ter um bom score, que é uma pontuação entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de alguém atrasar ou não o pagamento de uma conta. O Score é o indicador do seu perfil financeiro e pode ser consultado por empresas e bancos antes de concederem crédito – seja ele por meio de um cartão, empréstimo ou financiamento.

Tipos de financiamento

O financiamento de veículos novos ou usados pode ser feito de três formas, sendo elas:

- Crédito Direto ao Consumidor: o consumidor realiza um empréstimo em um banco ou instituição financeira para comprar o veículo. Mas quem cedeu o dinheiro fica como proprietária do veículo até que a dívida seja paga.

- Leasing: quem compra o veículo é a empresa de leasing (um banco que oferece esse tipo de serviço), e “aluga” o veículo ao consumidor. Assim, o cliente paga pelo aluguel do carro, que fica no nome da empresa de leasing até o término das prestações. Após pagar todas as parcelas, o consumidor passa a ser o dono do carro.

- Consórcio: um método de compra no qual, pessoas físicas ou jurídicas, se unem em um grupo para adquirir um bem ou serviço, nesse caso, o veículo. O grupo é formado e gerido por uma empresa administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central.

Você está com o veículo financiado e com parcelas em atraso, ou comprou o carro e está pagando por dois, cansado de perder dinheiro pagando juros altos ou até mesmo correndo o risco de busca e apreensão?

Nossa equipe vai te auxiliar estudando o caso e vendo formas de revisar a sua dívida, diminuindo, assim, a possibilidade de haver juros abusivos.

Dessa forma você reestrutura seu orçamento e consegue ter uma melhor saúde financeira. 

Institucional

Willian Alves Advocacia iniciou sua jornada em 2014 com o intuito de proporcionar aos seus clientes segurança, credibilidade, transparência e, principalmente, para confrontar todo e qual obstáculo que visa violar direitos e deveres. 

O escritório atua de forma personalizada e adequada para cada situação em que se busca a obtenção da justiça, proporcionando a melhor solução em cada caso.

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.